domingo, 21 de junho de 2009

Projeto VII - Conhecendo o Conhecimento

Tópico: Recombinação

Pergunta 01 (Anderson): As facilidades trazidas pela cultura do "Copiar e Colar" podem realmente diminuir a produção de conhecimento?

Pertinência 01: Essa questão é pertinente, pois existem diversos especialistas que acreditam que essa cultura do "Copiar e Colar" faz com que as pessoas não mais produzam conhecimento. Entretanto, outros especialistas são mais complacentes com a idéia, visto que essas cópias são produzidas por meio de construção social.

Pergunta 02 (Eloízio): Os diversos recursos oferecidos pelas novas ferramentas sociais estão ajudando a disseminar ou apenas criando formas de banalizar a criação de conhecimento?

Pertinência 02: Os recursos das redes sociais e outras ferramentas computacionais têm influenciado fortemente na disseminação do conhecimento, mas elas também fazem com que o movimento de copiar e colar induza as pessoas a apenas reproduzir os dados sem nenhum critério. Essa dualidade torna esse questionamento pertinente.

Pergunta 03 (Victor): Como evitar o plágio, em uma sociedade em que o conhecimento é produzido e reproduzido em escala exponencial?


Pertinência 03: Essa pergunta é pertinente, visto que a quantidade de conhecimento produzida atualmente é muito grande para que o plágio possa ser controlado manualmente e além disso, não existem ferramentas automatizadas para impedir que esse tipo de prática se dissemine.

Um comentário:

  1. Pergunta 01 (Anderson): As facilidades trazidas pela cultura do "Copiar e Colar" podem realmente diminuir a produção de conhecimento?

    Resposta à pergunta 01:
    Esta é uma questão delicada. Por um lado seria uma perda de tempo a contínua reinvenção da roda. Exemplificando com nossa área, não há a menor necessidade em se fazer do zero determinado algoritmo bem conhecido da comunidade, como o quick-sort, todas as vezes em que precisarmos dele. Neste sentido a cultura do copiar e colar é útil, pois permite que trabalhemos apenas com a criação de novos conhecimentos. Se determinado algoritmo não existe, podemos trabalhar em criá-lo.

    Por outro lado é essencial que saibamos a teoria por trás deste algoritmo. O que nos diferencia de técnicos é exatamente este conhecimento além do simples copiar e colar.

    Desta forma, acredito que assim como tudo que existe na internet, o que diferencia o bom uso de um mau uso é exatamente o usuário. Se eu sei como um algoritmo funciona e já o estudei não vejo problema algum em utilizar um modelo pronto para minhas necessidades. Agora se faço isso simplesmente para me livrar de aprender algo novo, estou prejudicando a mim mesmo.

    ResponderExcluir