domingo, 15 de março de 2009

Primeira Tarefa - EntretenimentoBH

Para esta tarefa, juntamos duas ferramentas muito conhecidas: Google Docs e GoogleMaps.

Para quem não conhece ainda, Google Docs, resumidamente, é uma ferramenta online que permite ao usuário criar/editar planilhas, arquivos de texto e slides. Em todas as versões é possível compartilhar seus arquivos com outros usuários.

Já o GoogleMaps, resumidamente, é uma extraordinária ferramenta que permite a localização de um endereço em qualquer lugar do mundo e o exibe em mapas criados por satélites ou mapas normais. Além disso é possível traçar rotas entre dois ou mais endereços, compartilhar mapas e rotas com outros usuários e criar/salvar seus próprios mapas.

Com essas ferramentas, o grupo decidiu criar, então, uma nova ferramenta que exibe os locais de entretenimento e diversão da cidade de Belo Horizonte. Estes locais são exibidos via GoogleMaps e são buscados em uma planilha do Google Docs. Para adicionar novos locais, basta inserir o endereço no formulário abaixo e aparecerá automaticamente no mapa com a descrição fornecida (após alguns instantes pressione F5 para atualizar a página e ver o resultado da inserção do seu local).





EntretenimentoBH


Insira corretamente os dados abaixo seguindo os exemplos. No endereço, não é necessário informar a cidade, que logicamente, é Belo Horizonte.
*Obrigatório


Endereço*




Descrição*





13 comentários:

  1. Muito útil e simples de usar.
    Vinícius - Grupo O

    ResponderExcluir
  2. A ferramenta disponibiliza para o usuário em ambiente com uma quantidade gigantesca de informação. Nesse ambiente, o usuário pode interagir e buscar a informação que melhor lhe interessar.

    Wagner Lopes - Grupo C

    ResponderExcluir
  3. A ferramenta pode ser vista como um exemplo do principio "Dados em uma escala épica", devido a infinidade de dados que é reunidos. É um mashups caracterizando assim o principio "Plataformas de remixagem e distribuição direta de dados". Também caracteriza o principio "Beta pérpetuo", por se tratar de um serviço.


    Thiago de Freitas - Grupo C

    ResponderExcluir
  4. Essa ferramenta é exemplo de como cada vez mais o volume de dados na Web está crescendo. Dessa forma, ela é também é exemplo dos princípio "Dados numa escala épica", "Beta pérpetuo" pois está sempre em evolução e desenvolvimento. Além disso, é um mashup, caracterizando o princípio "Plataformas de remixagem e distribuição direta de dados".

    Tadeu Rocha - Grupo C

    ResponderExcluir
  5. Esta ferramenta obedece o princípio em que o usuário interagem para montar uma ferramenta. Os usuários vão caracterizando o mapa.Ou seja, o princípio do "Poder das Massas" co-participação.

    ResponderExcluir
  6. Ferramenta muito boa para localização e diversão. Permite colaboração dos usuários para enriquecer seus dados.

    Lilian Lucélia - Grupo A

    ResponderExcluir
  7. Ferramenta muito boa para divulgação de endereços. Cabe ao visitante confiar nos outros usuarios...

    Gustavo Abreu - Grupo Q

    ResponderExcluir
  8. "O poder das massas" está presente nesta ferramenta bacana que conta com a colaboração de usuários diversos para funcionar. Cada contribuição de pessoas que conhecessem lugares legais de BH torna a ferramenta mais útil e agraga mais valor.

    Bruno - Grupo A

    ResponderExcluir
  9. Um princípio usado nesse trabalho são os dados numa escala épica, aonde temos vários dados obtidos através de uma consulta ao banco de dados do google. Há também, distribuição direta de dados, aonde há widgets que disponibilizam diretamente o mapa no blog. Além, que é necessário a colaboração do usuário para funcionar.

    ResponderExcluir
  10. Ferramenta muito interessante e útil, obtida da união de duas ferramentas poderosas como Google Maps e Google Docs.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a ferramenta. Além da simplicidade e facilidade de usar, apresenta outros princípios da web 2.0 como dados numa escala épica e é um modelo que aproveita o reuso de aplicativos e componentes.

    ResponderExcluir
  12. Excelente ferramenta para se descobrir aonde se encontra a diversão em Belo Horizonte. A ferramenta utiliza um aplicativo bastante usado que é o google maps, que além de muito util é muito fácil de usar.

    ResponderExcluir
  13. A ferramenta utiliza um conceito interessante que é de integrar serviços para almentar a interação dos usuários, nesse caso extrapolando o ambiente web, criando um meio de comunicação cooperativo para os usuários se encontrarem.

    ResponderExcluir